• Sua empresa tem plena confiança nas informações prestadas?
    Tenha total certeza na qualidade das informações prestadas ao Fisco. Mesmo os principais ERPs e sistemas de gestão tributária do mercado não garantem a coerência dos dados contidos nos registros do Bloco K da EFD ICMS/IPI.
  • Controle da Produção e Estoque contido na EFD ICMS/IPI
    O Bloco K – Controle da Produção e Estoque contido na EFD ICMS/IPI é a mais nova vertente do SPED, que tem como objetivo formalizar a escrituração fiscal de informações relativas a entradas e saídas de estoque, saldos, processos de industrialização, produção em terceiros, movimentações internas, perda, reprocessamento, etc.
  • Faça um diagnóstico responsivo das movimentações de estoques de sua empresa!
    De modo a antecipar as análises e os cruzamentos realizados pelo fisco, as empresas HENRIQUE CONSULTORIA TRIBUTÁRIA e TRIA SOFTWARE se uniram para oferecer um produto com a sinergia perfeita entre a inteligência tributária e tecnologia de ponta.

AUDIT-K

Programa especial de análise do registro bloco K da EFD/ICMS-IPI

QUEM SOMOS

De modo a antecipar as análises e os cruzamentos realizados pelo fisco, as empresas HENRIQUE CONSULTORIA TRIBUTÁRIA e TRIA SOFTWARE se uniram para oferecer um produto com a sinergia perfeita entre a inteligência tributária e tecnologia de ponta. Com a aplicação de um sólido conhecimento fiscal e contábil, aliado a ferramentas que aceleram e garantem análises profundas das informações, o objetivo é avaliar e apresentar um diagnóstico completo e realista da situação dos estoques da empresa, observando todas as movimentações de mercadorias realizadas, sua valorização, seus custos, seus saldos, as perdas, o reprocessamento, os diferentes tipos de processos de industrialização, auxiliando assim no desenvolvimento, melhoria e adequação de controles e sistemas internos da empresa, garantindo assim, o correto cumprimento das exigências fiscais. Através de uma metodologia própria e inovadora, que engloba: visitas técnicas, mapeamentos, entrevistas, treinamentos, sistemas de auditorias e cruzamento de dados, sua empresa terá total confiança nas informações antes de submetê-las aos órgãos fiscalizadores.

image
30
ANOS DE
EXPERIÊNCIA
TRIBUTÁRIA E CONTÁBIL

O Bloco K – Controle da Produção e Estoque contido na EFD ICMS/IPI é a mais nova vertente do SPED, que tem como objetivo formalizar a escrituração fiscal de informações relativas a entradas e saídas de estoque, saldos, processos de industrialização, produção em terceiros, movimentações internas, perda, reprocessamento, etc.


LEGISLAÇÃO

Instituído em 27/11/2013, por meio do Ato COTEPE n° 052 e atualmente regulamentado pelo Ajuste SINIEF 01 de 15/01/2016 que determina prazos, obrigatoriedade e nível de detalhamento das informações:

Desde 1° de janeiro de 2017

Industriais classificados nas divisões 10 a 32 da CNAE com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00 já devem apresentar os registros K200 e K280, sendo que a partir de 1° de janeiro de 2019 devem apresentar escrituração completa.

Desde 1° de janeiro de 2018

Industriais classificados nas divisões 10 a 32 da CNAE com faturamento anual igual ou superior a R$78.000.000,00, já devem apresentar os registros K200 e K280, com escrituração completa a ser definida.

A partir de 1° de janeiro de 2019

Devem apresentar os registros K200 e K280, os demais Industriais classificados nas divisões 10 a 32 e atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da CNAE e equiparados a industrial, com escrituração completa a ser definida.

AUDIT-K

Objetivo

Analisar todos os processos funcionais abrangidos pelo Bloco K – Controle da Produção e do Estoque, contido na EFD ICMS/IPI e auxiliar no desenvolvimento, na melhoria e na adequação de processos e sistemas em cumprimento das exigências do Fisco.

standell
Escopo

O escopo consiste no levantamento de dados, visitas técnicas, mapeamentos presenciais, entrevista com usuários chaves, análise documental, cruzamento entre arquivos digitais com processamento em grande escala de informações contidas na EFD ICMS/IPI versus Notas Fiscais Eletrônicas de compra e venda versus Ordens Produtivas e versus demais Relatórios de Controle Interno, de modo a averiguar, analisar e prestar orientação no tange os processos de compra de matéria prima, estocagem, industrialização, revenda, movimentação e comercialização de produtos, conforme normas estabelecidas pela legislação vigente, observando o advento do Bloco K – Controle da Produção e do Estoque contido no EFD ICMS/IPI, estando assim apto para operar comercialmente e reportar seus dados oficiais ao Fisco.

Processos

standell
Metodologia

 Visita técnica a fábrica;

 Entrevista com usuários chave;

 Treinamento;

 Análise de processos internos;

 Análise técnica dos arquivos digitais;

 Identificação de pontos a tratar (GAPs);

 Tratamento dos GAPs identificados;

 Conclusão;

Etapas

Análise de Processos, Sistemas e Dados:

 Mapeamento Funcional;

 Mapeamento Técnico;

 Treinamento;

 Treinamento de equipe;

 Auditoria e Processamento dos arquivos disponibilizados;

Relatório e Plano de Ação

 Apresentação do Mapeamento Funcional;

 Apresentação do Mapeamento Técnico;

 Relatório de não conformidade (GAPs);

 Recomendações de melhorias nos processos;

Avaliação do CPC 16 - Estoques

Análise dos registros de inventário do Bloco H versus as diversas movimentações de estoque prestadas nos registros do Bloco K e do documentário fiscal contido no Bloco C da EFD ICMS/IPI, buscando observar o atendimento ou não das determinações contidas no CPC 16 – Estoques, de tratamento e definição dos valores dos estoques em atendimento ao Fisco Estadual e Federal.

Business Process Outsourcing (BPO)

Conforme a necessidade, nossa tecnologia é capaz ainda de realizar a geração e exportação dos dados processados já no layout dos registros do Bloco K, inserindo tais informações diretamente no arquivo da EFD ICMS/IPI relativa ao período, validado e pronto para transmissão ao Fisco.

Na oportunidade, é possível realizar um comparativo entre o Bloco K gerado pelo produto AUDIT-K versus o que foi gerado ou já transmitido ao Fisco pela Empresa.

Estamos sempre prontos para ajudar você!


Tenha total certeza na qualidade das informações prestadas ao Fisco. Mesmo os principais ERPs e sistemas de gestão tributária do mercado não garantem a coerência dos dados contidos nos registros do Bloco K da EFD ICMS/IPI. Somente através de serviços especializados e personalizados, que vão além da auditoria convencional, sua empresa terá total segurança de que as informações transmitidas estão coerentes, evitando exposição desnecessária, fiscalizações, autuações e multas.


Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você.

image